Urologista, um profissional da saúde que deve fazer parte da vida de todo homem com mais de 50 anos

Recuperar a saúde é muito mais complicado que prevenir doenças e por essa razão homens com mais de 50 anos devem priorizar a prevenção por meio de consultas médicas periódicas e o especialista em Urologia é um profissional essencial com o passar dos anos na vida dos homens.

No dia Internacional do Homem, que é comemorado no próximo dia 19 de novembro, o urologista Eugênio Rocha ressalta a importância dos homens cuidarem da saúde.
Eugênio defende que para o processo de envelhecimento acontecer sem limitações que afetem a qualidade de vida, é importante marcar consultas todos os anos para o exame de toque retal, o qual pode diagnosticar o câncer de próstata, além dos cânceres de bexiga, rim e outras doenças que podem causar a infertilidade.

“É recomendável a ida ao urologista a partir dos 50 anos, mas em casos de algum parente de primeiro grau já ter tido a doença, a consulta deve ocorrer a partir dos 45 anos. E o dia internacional do homem é uma data estratégica para lembrar a importância de cuidar da saúde e realizar exames periódicos”, destacou.

Prevenção
As chances de cura para o câncer de próstata diagnosticado no início da doença é de mais de 90% segundo pesquisas. Eugênio Rocha lembra que outro estudo recente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) revela que mais de 51% dos homens nunca consultaram um urologista e chama atenção para o que considera preocupante.

“De acordo com pesquisa, a falta de tempo foi a causa mais apontada, seguida da ausência de motivo ou medo. Muitos homens, mesmo apresentando alguns sintomas, não agendam uma consulta com o urologista. Isso é algo que pode ser revertido com a ajuda da família, que pode ser essencial para que a procura pelo médico seja possível e regular”, concluiu o especialista.