Sine Manaus amplia em mais de 30% número de trabalhadores encaminhados ao mercado

Aumento de encaminhamento No SINE Manaus. Foto: Karla Vieira/SEMCOM

Nos primeiros nove meses de 2016, o número de trabalhadores encaminhados para emprego subiu 33,7% em relação a todo o ano de 2013, segundo dados do Sine Manaus. De janeiro a dezembro de 2013, a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad) registrou 30.125 pessoas encaminhados para emprego e, neste ano, 40.276 trabalhadores já foram direcionados às vagas de trabalho, entre janeiro e setembro.

O levantamento mostra, ainda, que, em média, 3.357 trabalhadores conseguem ter acesso a uma oportunidade profissional, ao mês, por meio do serviço do Sine Municipal, o equivalente a 167 encaminhados por dia. Para a secretária da Semtrad, Ananda Carvalho, entre os principais motivos para o aumento de encaminhamentos está a captação de novas empresas parceiras do Sine Manaus, que saiu de 712 em 2013 para 1.123 em setembro deste ano, registrando um aumento de 57,7%.

 “Decidimos não esperar que as empresas entrassem em contato com o Sine Manaus em busca de candidatos às vagas. Criamos um cronograma de visitas às empresas de todos os segmentos, industrial, comercial e de serviços, em busca de vagas que pudessem se adequar aos perfis dos candidatos que temos em nosso cadastro. O resultado disso refletiu no aumento de encaminhamentos”, disse.

Outro ponto importante para os resultados obtidos no atendimento aos trabalhadores do Sine Manaus foi a reativação do serviço de Call Center da instituição. “Antes, o trabalhador precisava está todos os dias no Sine Manaus para saber se havia vaga de emprego, porque não tinha retorno dos atendentes. Agora, quando constatamos que temos candidatos com perfil a vaga, entramos em contato com ele e fazemos a intermediação com a empresa”, completou Ananda.

Qualificação

O avanço na qualificação dos trabalhadores cadastrados no Sine Manaus, também foi apontado pela Semtrad como a terceira causa da ampliação no número de encaminhamentos. “Verificamos que um dos motivos que barrava a recolocação do trabalhador no mercado era falta de um determinado curso. Buscamos saber quais eram as principais necessidades do mercado e passamos as oferecer a qualificação em parceria com instituições de ensino a custo zero para a prefeitura”, explicou.

Atualmente, a Semtrad mantém parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para a qualificação de trabalhadores e microempreendedores de Manaus. Entre os cursos mais oferecidos estão: Talento em Vendas, Garçom, Administração Rural, Instalador Elétrico Predial, Almoxarife, Auxiliar de Cabeleireiro, Auxiliar de Cozinha, Auxiliar Administrativo, Noções de Matemática Financeira, Noções de Departamento De Pessoal e Informática Básica.

Atendimento

Diariamente, o Sine Manaus atende, em média, 1.500 pessoas nas suas duas unidades de funcionamento: Centro (Avenida Floriano Peixoto, no Edifício Garagem) e na Cidade Nova (Avenida Max Teixeira). Além de fazer o cadastro do trabalhador e encaminhar a emprego, o Sine, também, atua na formalização do Seguro-Desemprego e na emissão de Carteira de Trabalho. Para melhor atender o trabalhador no Setor de Seguro-Desemprego, a Semtrad decidiu antecipar o horário de atendimento de 7h30 para 6h30 até às 13h, na unidade do Centro de Manaus.

Outra mudança que deverá dar mais comodidade ao atendimento é a descentralização dos postos do Sine Manaus. A Semtrad trabalha em um projeto junto ao Ministério do Trabalho para transferir a unidade do Edifício Garagem para a Galeria dos Remédios, também, no Centro, e criar outros dois postos, um no Shopping Via Norte, no bairro Santa Etelvina, zona norte, e outro no Terminal Expresso 4 (T-4), no bairro Jorge Teixeira, zona leste.

“Acreditamos que essas mudanças darão mais comodidade no deslocamento do trabalhador e, também, vão melhorar a qualidade no atendimento uma vez que os novos postos estão mais estruturados para o serviço. Estamos trabalhando para que essas mudanças ocorram, ainda, este ano”, concluiu Ananda Carvalho.

Fotos: Karla Vieira / Semcom

 Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento (Semtrad): (92) 99183-4347