Serviço de orientação à gestão eficiente do crédito ajuda a manter e criar mais de 10 mil postos de trabalho em Manaus

O Sebrae  no Amazonas acaba de concluir uma ação que, ao longo do ano de 2016, contribuiu para a concessão de R$ 23,1 milhões em microcrédito (Programa Banco do Povo) para em empreendedores e, consequentemente, na manutenção de 5.085 posto de trabalho e geração de outros 6.252 novos empregos, em Manaus.

Trata-se das palestras e cursos de orientação aos donos de pequenos negócios encaminhados pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) ao Sebrae, a fim de que esse tomadores de crédito estejam capacitados e orientados quanto à melhor forma de aplicar e gerir os recursos. As palestras do Sebrae objetivam aumentar a eficiência da empresa e diminuir a inadimplência junto à Afeam, segundo reforça o gerente de orientação a serviços financeiros do Sebrae no Amazonas, Wilson Rocha.

Rocha explica que o processo de liberação de crédito pela Afeam exige que o tomador vá ao Sebrae e participe da palestra do orientação, através da qual o empreendedor conhece noções básicas de empreendedorismo, gestão e vendas, controles financeiros, entre outros conhecimentos.

“O Sebrae não é agente financeiro, portanto não empresta dinheiro. Mas, atuamos em parceria com a Afeam  no sentido da orientação técnica e com isso queremos mostrar ao empreendedor que o sucesso dele representa o sucesso da cidade na geração de emprego, renda e negócios”, analisa o diretor-superintendente do Sebrae no Amazonas, Aécio Flávio.

Wilson Rocha informa que ao longo do ano o Sebrae capacitou, de janeiro a novembro, 6357 empreendedores. Ele explica que no projeto de financiamento que é submetido à Afeam, o empresário informa se já possui mão de obra empregada ou se deseja contratar novos a partir do financiamento. “Com bases nessas informações, conseguir estimar o total de empregos mantidos e empregos que podem ser gerados”, destaca Wilson.

Amanhã, a partir das 8h, em sua sede, no Centro, o Sebrae realiza a penúltima palestra de orientação ao crédito para dezenas de empreendedores. A última turma ocorre às 14, no mesmo local