Roda da Vida

foto_4

 

 

 

Katya Medeiros, mãe de João Francisco, administradora e Coach de mães empreendedoras

 

 

 

 

Quando pretendemos percorrer algum caminho, seja ele qual for, é necessário responder no mínimo duas perguntas: onde estamos hoje e onde queremos chegar.

Sem uma dessas respostas o percurso fica comprometido. Se não sabemos onde estamos, dificilmente teremos uma ideia real do que precisamos fazer para chegar ao lugar desejado e assim, não conseguiremos fazer um planejamento de forma eficaz.

Para termos essas respostas, podemos contar com uma ferramenta simples e muito utilizada no processo de coaching: a Roda da Vida. Com ela é possível ter uma visão panorâmica de como está nosso nível de satisfação em vários pontos de nossa vida. Assim responderemos à primeira pergunta mencionada acima: onde estamos hoje?

Como isso é possível?

A Roda da Vida consiste de um círculo, dividido em 4 grandes áreas e 12 partes ao todo, onde cada parte diz respeito a uma área específica de nossa vida. A roda é dividida em várias camadas que simbolizam o nível se satisfação, onde a nota zero é o grau mínimo de satisfação e a nota dez é o grau máximo de satisfação em determinada área. Assim será criado um mapa do seu estado atual.

O objetivo da Roda da Vida é criar uma visão panorâmica das áreas da sua vida e com isso observar aquela(s) área(s) onde se pretende investir um pouco mais de energia e foco e que irão trazer uma mudança mais significativa em sua vida de modo geral.

Apesar de simples, a Roda da Vida é muito eficiente para medir o nível de satisfação em cada área da nossa vida e nos mostrar qual área é responsável por uma alavancagem maior e assim conseguir responder a segunda pergunta e traçar metas que ajudem a percorrer o caminho entre o estado atual e o estado desejado, de forma leve e eficaz, minimizando gastos de tempo e energia com coisas desnecessárias.

Você gostaria de ter essa visão panorâmica de como está sua vida hoje e com isso projetar seu estado desejado e avançar de forma mais rápida e eficiente rumo aos seus objetivos? Gostaria de entender qual é seu ponto de partida? A boa notícia é que você poderá fazer isso agora mesmo!

Faca o download da Roda da Vida AQUI, imprima e siga os passos a seguir:

  1. Preencha cada área da roda da vida com o seu nível de satisfação atual. (Lembrando que “zero” é o nível minimo de satisfação e “dez” é o valor máximo.)
  2. Agora passe os dados para a tabela abaixo e projete o estado desejado, onde você quer chegar em cada área da sua vida.
  3. Por fim, escolha dentre as áreas, as 03 que você acredita que terão maior impacto positivo e responda as perguntinhas no quadro: O que deve ser feito pra chegar ao estado desejado? Como deve ser feito? Quando deve ser feito?

Já teremos um plano de ação =D

Depois me manda um e-mail contado como foi, tá? Quais descobertas e desafios encontrou, qual área da sua vida é responsável por alavancar neste momento e o que mais tiver vontade de dividir com a gente sobre sua experiência.

Estarei aguardando!

e-mail: contato.enquantoeledorme@gmail.com

P.S. Essa é uma das ferramentas que iremos utilizar no Programa Mom’s Life. Um projeto lindo que irá transformar sua vida de Mãe Empreendedora