Premiação Jaraqui Graúdo destacou as melhores iniciativas no setor de empreendedorismo digital e inovação do Amazonas

A Comunidade de Ecossistemas de Startup Jaraqui Valley divulgou na noite desta terça-feira (15) o resultado final da premiação ‘Jaraqui Graúdo’ cuja finalidade é reconhecer as iniciativas que proporcionam uma contribuição para o crescimento da cultura de ecossistema de startups e incentivam o empreendedorismo no Estado.

O prêmio que está na sua primeira edição foi dividido em onze categorias. A escolha dos vencedores foi realizada pela internet com a participação de 800 votantes do Amazonas e de outros Estados.

O destaque ficou para a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) que arrematou dois prêmios nas categorias ‘Melhor Espaço Colaborativo’ com o Ocean Manaus e o de ‘Universidade Fomentadora do Empreendedorismo e Inovação’.

“Esses prêmios são o reconhecimento de uma universidade que empreende, uma universidade que se coloca frente ao mercado como produtora de conhecimento, mais sobretudo que resolve com inovação, colocar produtos em escala, estar atento aquilo que o Polo Industrial de Manaus precisa, ou seja, começar a dialogar fortemente com o setor produtivo. Esse é o papel de uma universidade empreendedora. Ficamos muitos honrados”, declarou o reitor da UEA Cleinaldo Costa ao tomar conhecimento da premiação.

Para um dos co-fundadores da Jaraqui Valley, Daniel Goettenauer, o prêmio Jaraqui Graúdo, serviu também para sentir os atores que fazem parte do ecossistema de startups no Estado. “Conseguimos validar nossa ideia e divulgar mais o que está sendo feito no nosso Estado em termos de ecossistema de Startup”, disse ele ao destacar que na próxima edição, outras categorias deverão ser inseridas com destaque para os veículos de comunicação com divisão entre os segmentos rádio, TV, impresso e digital e também na categoria Ação Incentivadora ao Empreendedorismo passando a ter foco para o mercado de startups e também para a área de formação educacional.

Há pouco mais dois anos atuando na área jurídica para Startups, o advogado Joabe Hardman cujo escritório foi o vencedor da categoria Melhor Assessoria Jurídica para Startups destacou que sua atuação no Direito Digital foi motivada por acreditar na força do empreendedorismo. “Fico muito feliz por ter sido lembrado pelas inúmeras iniciativas que tive, seja por meio de palestras, cursos, workshops, seminários voltados ao empreendedorismo e a inovação tendo como temática o Direito Digital”, comentou ele ao receber o troféu ‘Jaraqui Graúdo´.

A premiação ‘Jaraqui Graúdo’ foi inspirada no ‘Spark Awards’, evento realizado anualmente pela Microsoft, onde os mais influentes do cenário do empreendedorismo brasileiro são premiados.
A premiação principal pela categoria melhor Startup de 2015 foi para a ‘Pra Que Rumo’- startup de ecoturismo e turismo de aventura.

Confira abaixo os vencedores do prêmio Jaraqui Graúdo por categoria:

Mentor nacional: Fabiany Lima (Timo Kids)
Mentor regional: Olinda Marinho
Startup do Ano: PraQueRumo
Ação Incentivadora ao Empreendedorismo: MEU – Movimento Empreendedor Universitário
Melhor Espaço Colaborativo: Ocean Manaus
Evento para Startups: Startup Weekend Manaus
Universidade Fomentadora do Empreendedorismo e Inovação: UEA
Veículo de Comunicação Apoiador ao Empreendedorismo: AmazonSat
Melhor Incubadora de 2015: Uninorte Empreende
Melhor Reportagem: Reinvente-se – Quando só a internet surge como a luz no fim da crise – Jornal A Crítica (Agosto 2015)
Melhor Assessoria Jurídica: Hardman Advogados