Na internet, placar apresenta deputados contra ou a favor do aumento do ICMS no Amazonas

Foi lançado na manhã desta sexta-feira (17) o site AmazonasLivre.com.br que apresenta o status do posicionamento dos Deputados Estaduais do Amazonas sobre a votação da PL 26/2017 que tem por objetivo aumentar em 2% o ICMS, sobre vários produtos, entre eles, a gasolina, para aumentar o dinheiro do chamado Fundo de Promoção Social (FDS).

O site é uma iniciativa de entidades representativas do empresariado amazonense que estiveram na mobilização realizada nesta semana na Assembléia Legislativa pedindo a rejeição da proposta feita pelo governo.

Para Danilo Egle, diretor de comunicação da Associação de Jovens empresários e empreendedores do Amazonas (AJE/AM), a iniciativa pode reforçar o entendimento dos deputados de que todos observam suas ações. “É fundamental que saibamos quem concorda e quem não concorda com o aumento. Estamos entrando em contato com todos, por telefone e em reuniões presenciais para saber qual o posicionamento”, explicou Danilo.

Júlio Lins, representante da CDL Jovem, disse que na próxima segunda novas reuniões serão realizada na Assembléia e novamente os empresários vão pedir a rejeição da proposta e comprometimento dos parlamentares. “Já agendamos reuniões na segunda, vamos perguntar e atualizar o portal em tempo real. É fundamental que tenhamos esse comprometimento de cada um para depois cobrarmos na votação”, afirma Lins.

A votação, que estava sendo programada para esta semana, passou para a semana que vem. Mas, em discurso na ALEAM na última quarta (15), o deputado Sabá Reis (PR) afirmou que não existe regime de urgência para a votação e que o projeto está em discussão e será melhorado pelos deputados.