Inscrições para o InovAtiva Brasil seguem até 20 de fevereiro

O Inovativa Brasil, programa que oferece mentorias e acelera startups de forma gratuita, abre as inscrições para empreendedores interessados em alavancar seus projetos no primeiro ciclo de 2017. Os interessados têm até 20 de fevereiro para acessar o site oficial e se candidatar a uma das 300 vagas que vão oferecer capacitação, mentoria e conexão com possíveis investidores. Em 2016, o InovAtiva Brasil recebeu 2.521 inscrições e selecionou 600 startups para serem aceleradas nos dois ciclos de aceleração.

O InovAtiva Brasil foi criado em 2013 e é realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e Sebrae, e executado pela Fundação Certi. O Secretário de Inovação e Novos Negócios do MDIC, Marcos Vinícius de Souza, afirma que 2017 será um ano de expansão do programa. ‘‘A inovação no Brasil ganhou força em 2016 com as startups aceleradas pelo InovAtiva. Com o apoio de grandes mentores voluntários, os empreendedores vão apresentar seus projetos a executivos experientes, além de terem diversas vantagens adicionais, como possíveis parceiros e até apoio para internacionalização dos projetos’’, comenta Souza.

Já o presidente do Sebrae, Guilherme Afif, acredita que a grande diversidade de negócios acelerados pelo programa dá visibilidade ao empreendedorismo no Brasil. “Em 2016 tivemos 600 empresas aceleradas nos mais diversos segmentos da economia. Isso reforça que a inovação está em toda a parte e deve ser incentivada, especialmente para garantir a competitividade dos pequenos negócios”, comenta Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae.

Para Leandro Carioni, diretor do Centro de Empreendedorismo Inovador da Fundação Certi, cada vez mais os “startupeiros” têm procurado a aceleração, pois o InovAtiva é o diferencial do ecossistema de inovação no país. ‘‘Tivemos dois ciclos de aceleração em 2016 e este ano não será diferente. Consolidamos nosso trabalho e agora nos preparamos para expandir ainda mais o programa.’’

Um exemplo claro de sucesso na aceleração é o da startup HairAdvisor, que encontra os melhores cabeleireiros, de acordo com a avaliação de clientes. ‘‘É uma experiência gratificante. Um programa que consegue unir a mentoria coletiva, individual, online e presencial e possibilita que muitos possam participar. É o lugar ideal para encontrar quem pode nos ajudar na nossa dor’’, comemora a CEO Bruna Marinelli.

É importante ressaltar que o programa oferece capacitação a nível mundial em empreendedorismo inovador por meio de cursos gratuitos, acesso a mentores nacionais e internacionais, investidores e outros parceiros.