Gastromundo convida leitor a contar experiências

Com vasta experiência na área de política e um conhecimento acumulado de mais de 17 anos em torno do dia a dia de um jornal impresso, a maranhense Valéria Costa sentiu que precisava desenvolver um projeto pessoal dentro da área de comunicação, meio que ela domina muito bem, mas tinha que ser algo que fosse ao mesmo tempo diferente daquilo que ela estava acostumada a fazer. E foi então que ao observar a ausência de conteúdos mais especializados voltados ao Life Style que, ela e o esposo que é chef, decidiram lançar o Gastromundo, um site totalmente voltado às questões que envolvem o estilo de vida pelo mundo.

Inicialmente, o projeto estaria em uma revista, mas os altos custos gráficos fizeram a jornalista adiar um pouco o projeto do Gastromundo na versão impressa.

“Estilo de vida é um assunto que me identifico muito e percebi que em Manaus não tínhamos nada no formato de revista, algo que é muito comum em outros países, onde esse tipo de jornalismo é muito comum, mas como uma publicação impressa especializada seria muito dispendioso nesse momento, decidi lançar o projeto na web e tem dado muito certo”, comemora.

Há pouco mais de dois meses no ar, o gastromundo.net reúne assuntos bem atuais sobre vinhos, cervejas, gastronomia, cultura e turismo. Valéria conta com o suporte de alguns outros sites especializados, além de textos produzidos por ela mesma. “Gosto muito de ler e escrever sobre isso. É preciso movimentar esse tipo de jornalismo também”, defende a jornalista.

gastromundo site

compartilhando experiência

Valéria aposta na seção SUA EXPERIÊNCIA como forma de fazer com que o leitor seja atraído a atuar como um colaborador do espaço. A ideia é que as pessoas possam fazer relatos de suas experiências com um bom vinho, uma viagem, um show que assistiram, um lugar diferente que visitaram, uma comida e com isso compartilhar com os leitores. “Todo mundo tem uma boa experiência e no Gastromundo elas serão sempre bem-vindas”, destaca Valéria.

A seção já conta com experiências de alguns leitores do site, entre eles o da jornalista Margareth Queiroz que sugere a rota Tabatinga-Letícia para quem pretende ir para a Colômbia gastando menos com o deslocamento aéreo. A leitora relata também algumas dicas de hospedagem e de restaurantes.

empreendedorismo nos planos

Com o Gastromundo, Valéria está começando a empreender. Sempre que consegue um tempo entre a família e o trabalho como editora de Política no Jornal Amazonas Em Tempo, de Manaus, ela recorre às palestras oferecidas pelo Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas – o Sebrae.

Para 2018, Valéria pretende intensificar mais o conhecimento no campo do empreendedorismo e com isso aprimorar o Plano de Negócio focado no Gastromundo.