Exposição mostra resultados dos projetos do Pró-Engenharias da Fapeam

Projetos desenvolvidos no âmbito do Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias (Pró-Engenharias) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) foram apresentados para estudantes, pais, professores e convidados, na última quarta-feira (7). Durante o evento, realizado na Escola Senador Petrônio Portela, localizado na Zona Centro-Oeste de Manaus, a diretora técnico-científica da Fapeam, Andrea Waichman, foi homenageada.

Segundo a coordenadora do Pró-Engenharias, professora Cristiane Lima, a exposição foi realizada com o intuito de apresentar as atividades desenvolvidas no programa ao longo do biênio 2015/2016. A proposta é divulgar os resultados alcançados a partir da metodologia interdisciplinar vivida no projeto e destacar sua contribuição na vida dos alunos participantes.

“Ao verificar o quantitativo de engenheiros insuficiente no Estado, pensou-se nesse projeto. O Pró-Engenharia deu oportunidade a esses estudantes. Hoje estamos prestando conta das ações realizadas ao longo desses anos. Apresentamos atividades de destaque, projetos premiados e expostos em eventos nacionais”, disse Cristiane.

O professor de informática Wadson Benfica coordenou quatro projetos do Pró-Engenharias. O “Tênis Inteligente” e o “Boné para pessoa com deficiência visual” são os de maior destaque. Os projetos foram apresentados na XVI Feira Brasileira de Ciências e Engenharias (Febrace), em março, e na Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), em outubro. Ele destaca a importância do projeto na formação dos alunos.

“Os projetos foram usados como ferramentas pedagógicas para trabalharmos os conteúdos do ensino médio. O desenvolvimento desses projetos serviu para o aluno colocar em prática o aprendizado adquirido em sala de aula nas aulas de química, física, matemática, enfim. Eles usaram esse conhecimento para construir algo que contribuísse com a sociedade”, disse Benfica.

Ainda de acordo com o coordenador, além das participações na Febrace e na Mostratec, o Pró-Engenharias foi agraciado com o prêmio da revista nacional Arede Educa 2016. O projeto desenvolvido dentro das escolas públicas do Amazonas ficou em 3º lugar na categoria programação. Ele também destacou a honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) aos bolsistas do programa.

Para os estudantes Gabriel Alexander Farias, Letícia Teixeira e Alexsandro Moraes, ambos de 18 anos de idade, o Pró-Engenharias foi fundamental para decidir qual carreira profissional seguir. Eles optaram pelos cursos de engenharia e já fizeram as provas do vestibular. Os bolsistas premiados com o projeto “Boné para pessoa com deficiência” aguardam ansiosos e confiantes a divulgação dos resultados.

“O projeto contribuiu bastante no meu ensino. Foi mais uma oportunidade para estudar mais os conteúdos de aula e me preparar para as provas e passar em engenharia. Nós tínhamos um objetivo que era passar em engenharia e o projeto foi importante nesse sentido. Estou confiante na aprovação”, comentou o Gabriel.

Para Letícia, o Pró-Engenharias foi um divisor de águas no momento de escolher qual carreira ela iria seguir. “Nós começamos o projeto no 2° ano e então tínhamos muitas dúvidas, como a maioria dos adolescentes. O Pró-Engenharias veio para dar certeza que era isso que eu queria. Quando eu conheci as possibilidades dessa área, a vontade de cursar engenharias cresceu cada vez mais”, disse a estudante.

Projetos expostos

Além dos projetos já mencionados, a exposição também apresentou outras propostas: a Casa Flutuante Ecológica, o aplicativo InfoBus, a prancha de surf de garrafas pet, entre outras engenharias. O desafio dos alunos foi abordar temas como inclusão, mobilidade urbana, meio ambiente, internet das coisas e sistemas de informação, nas engenharias desenvolvidas no âmbito do programa.

Homenagem

A diretora técnico-científica da Fapeam, Andrea Waichman, assim como representantes da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc-AM), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e do Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação do Amazonas (Ifam), receberam homenagens na exposição do Pró-Engenharias.

Francisco Santos – Agência Fapeam

Fotos: Érico Xavier – Agência Fapeam