Estudantes se preparam para semifinal do Desafio Universitário Empreendedor

 Mais de mil estudantes de todo o país vão participar, neste fim de semana, da segunda etapa da Seminal Estadual do Desafio Universitário Empreendedor, promovido pelo Sebrae. De sexta-feira (17) a domingo (19), a competição vai selecionar, nos 26 estados e no Distrito Federal, uma equipe de até quatro participantes.

Mãe e filha no interior da Paraíba estão entre os mais de mil participantes da competição que vai definir os finalistas neste domingo

Durante esses três dias de imersão, os competidores serão avaliados de acordo com o desempenho nos jogos empresariais e nas atividades disponíveis na plataforma on-line do Desafio. Mas a experiência não ficará somente no campo virtual. Sob coordenação do Sebrae, os universitários terão que participar de jogos, workshops sobre modelos de negócio e dinâmica, de forma individual e em grupo, em que serão trabalhadas atitudes e habilidades empreendedoras. O objetivo é desenvolver aspectos como o respeito de opinião, tomada de decisões, integração, sinergia e espírito de cooperação, características exigidas no mercado e no mundo empresarial.

Cooperação é o que não falta entre Cícera Neuza Ramos e Camila Ramos, de São José de Piranhas, cidade do interior paraibano. Juntas, as duas irão concorrer na semifinal do Desafio, em João Pessoa. Com 46 anos e cursando Ciências Contábeis, Cícera teve o apoio da filha para entrar na competição. Agora, espera tirar “lições valiosas” do jogo e aplicar o que aprender no comércio de botijão de gás que mantém com o marido há 12 anos. “Vamos para desenvolver ideias e compartilhar experiências”, conta Camila, 24 anos, que é formada em Direito e se prepara para fazer doutorado na Argentina. Desde 2011, ela participa do Desafio.

Na Paraíba e em todo o país, as equipes serão classificadas conforme o resultado da pontuação geral do evento. Quem for selecionado vai ganhar smartphone, um troféu e uma viagem para concorrer à final, em Brasília, nos dias 7 a 12 de abril.  Também serão premiados os professores indicados pelos universitários vencedores, um total de até 108, e as Instituições de Ensino Superior (IES) em que os ganhadores estaduais estiverem matriculados.

Histórico

O projeto Desafio Universitário Empreendedor está inserido no Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae. Por ser uma competição nacional, com caráter educacional, um dos principais objetivos é estreitar as relações com as Instituições de Ensino Superior e promover a cultura empreendedora no meio universitário por meio de atividades educacionais, jogos de negócio e capacitações virtual e presencial. Além de ser uma competição nacional, a iniciativa pode ser utilizada como ferramenta de apoio aos docentes no ensino do empreendedorismo.

Fonte: Sebrae