Das ruas para a sala de aula. Ex-limpadores de para-brisa recebem cursos de qualificação do Governo

Iniciou na última segunda-feira (11/12), o curso de qualificação profissional oferecido aos ex-limpadores de para-brisas em Manaus. O curso é resultado da parceria entre Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e Secretaria de Estado de Trabalho (Setrab).

O programa visa tirar os limpadores das ruas de Manaus de e requalifica-los profissionalmente. A medida segue orientação do governador Amazonino Mendes, que determinou a retirada de quem atuava nos semáforos da capital, após denúncias de ameaças e violência por parte de alguns deles contra condutores de veículos.

Ao todo, 21 pessoas iniciaram o curso de instalação e manutenção de condicionador de ar, no Instituto Benjamin Constant, centro da capital. O curso foi escolhido pelos próprios alunos e é realizado pelo Cetam.

O diretor-presidente do Cetam, José Augusto de Melo Neto, destacou que o trabalho é uma ação social do Governo. “A Secretaria de Segurança fez a retirada dos limpadores de para-brisas das ruas, como medida de segurança. A segunda etapa consiste com o Cetam fazendo a qualificação profissional e na etapa seguinte, a Setrab fará o encaminhamento ao emprego”, explicou.

O aluno Arinaldo Dias da Silva passou os últimos dois anos limpando para-brisas de carros nos semáforos em Manaus e é um dos alunos beneficiados com a qualificação. “Eu estava no sinal, pegando sol e chuva, e hoje estou abraçando essa oportunidade do Governo, porque sei que posso me tornar um profissional na área de refrigeração e, quem sabe, amanhã ou depois, abrir meu próprio negócio”, comentou.

Com a qualificação, os alunos serão encaminhados, através do Sine-Amazonas, para vagas de emprego no comércio e indústria, além de oportunidade de acesso a linhas de crédito.

O curso tem carga horária de 160 horas e encerramento previsto para o dia 5 de fevereiro de 2018.