Como utilizar o valor recebido pelo FGTS

 

Evandro Brandão Barbosa é mestre em educação, docente do CEULM/ULBRA, economista e administrador.

 

 

 

 

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS é um valor que as empresas recolhem mensalmente e depositam na conta de cada um dos seus trabalhadores. Essa conta, embora seja no nome do trabalhador, somente poderá ser acessada com autorização do Governo Federal e possui regras para que essa autorização seja concedida.

O Governo Federal autorizou os trabalhadores demitidos por justa causa e também aqueles que pediram demissão de empresas até o ano de 2015 a retirarem parte do valor que existe na sua conta do FGTS. O prazo para retirar esse valor começa no mês de março de 2017 e vai até o mês de julho de 2017.

Para retirar o seu FGTS, quem tem esse direito, poderá sacar a partir de março de 2017. Por enquanto, você pode verificar qual é o saldo disponível na sua conta para o saque. É só utilizar um telefone fixo e ligar para 0800-726-2017, digitar o número do seu CPF e imediatamente ficará sabendo qual o valor do seu FGTS que está disponível na Caixa Econômica Federal – CEF. Se você tiver conta na CEF, poderá programar, via telefone, o depósito do valor na sua conta pessoal. E caso não queira fazer essa programação, é só dirigir-se a uma agência da CEF da sua cidade, a partir de 13 de março de 2017 e providenciar o saque ou a transferência do dinheiro do seu FGTS para a sua conta pessoal.

O dinheiro disponível do FGTS é seu e você pode utilizá-lo da melhor forma que decidir. Lembre-se, porém, que esse dinheiro não estava previsto para você receber; esse valor está na conta que a empresa deposita e agora o Governo Federal autorizou que você realize o saque, portanto, é mais inteligente você planejar como vai utilizar o valor recebido. Essa autorização do Governo Federal tem apenas um objetivo, que é elevar o nível de consumo da economia do País. Então, o planejamento do Governo Federal é que a maior parte desse dinheiro que sairá do FGTS irá para o consumo de bens e serviços, o que fará a economia se movimentar.

Se o Governo Federal tem o planejamento dele, é interessante que você também faça o seu planejamento. Ao receber o valor do FGTS você pode gastá-lo todo em consumo, mas há outras opções para utilizar esse dinheiro. Por exemplo, esse dinheiro pode ser utilizado para o pagamento de dívidas que você tenha e que estava difícil quitá-las; essa é uma excelente opção para o uso do FGTS. Outra opção é utilizar esse dinheiro para adquirir algo (um equipamento, uma nova tecnologia etc.) que vai ser utilizado para você ganhar mais dinheiro; e ainda, você pode usar o dinheiro do FGTS para antecipar o pagamento de compromissos que ainda vão vencer e assim barganhar um desconto, como por exemplo o pagamento de mensalidades escolares dos próximos meses de uma só vez, com descontos recebidos da instituição de ensino por ter antecipado os pagamentos.

Essas opções não esgotam as possibilidades de utilização do dinheiro recebido do FGTS; são apenas algumas opções. Certamente você tem muitas outras opções e, sua cabeça é seu guia. Portanto, você faz com o dinheiro o que você quiser. O que você não deve esquecer é que todo valor que uma pessoa recebe contém uma parte que é consumo e outra parte que é poupança; e somente quem presta atenção para não utilizar todo o dinheiro no consumo, consegue aumentar o seu dinheiro com o tempo para depois consumir algo de mais valor. Assim, se você ainda não sabe o que fazer com o dinheiro, deixe-o na poupança.

A utilização do dinheiro do FGTS, podemos pensar assim, está condicionada ao nível de vida de cada pessoa. Uma pessoa, por exemplo, que ainda não tem algumas  necessidades básicas (alimentação, vestuário, transporte) satisfeitas irá utilizar todo o valor do FGTS para o consumo na satisfação dessas necessidades básicas. Por outro lado, há pessoas que têm um nível de vida mais elevado e daí poderá utilizar o seu FGTS de outras formas, como aquelas citadas anteriormente neste texto.

Se você leu o texto até aqui é porque tem interesse em avaliar diferentes formas de utilizar o valor recebido do FGTS. Faça o uso que julgar mais adequado para o seu nível de vida e boa sorte.