Aplicativo criado por Chef calcula preço para venda de comida

Que o setor gastronômico cresce constantemente, isso não é novidade. O que há de inovador são as muitas formas de se oferecer o que há de melhor na gastronomia fazendo uso de serviços e tecnologias nunca antes utilizados. Food trucks “repaginados”, a reinvenção de receitas e os novos produtos disponíveis no mercado – assim como forte espaço na mídia com programas e especiais de TV – ganham o púbica a cada dia. Por conta disso, o Chef de cozinha também ter a veia empreendedora e pensar em estratégias para apresentar o seu trabalho e conseguir se manter financeiramente. Inova-se não apenas nos pratos, mas também nos modelos de negócios e tecnologias utilizadas.

Apaixonada por culinária e produtos de cozinha, a Chef Helena Jang , formada em Nutrição pela UFPr, (Universidade Federal do Paraná) e em Culinary Management / Pastry and Baking Arts pelo ICE (Institute of Culinary Education – New York) considerada uma das melhores escolas de gastronomia dos Estados Unidos. Vendo essa nova geração de Chefs empreendedores, Helena Jang teve a ideia de criar seu segundo aplicativo na Play Store e na Apple Store: o “Preço Gourmet”. “A ideia é ele ser uma ferramenta de trabalho para o profissional da cozinha para o cálculo de custos e precificação para venda de comida”, afirma a Chef.

O aplicativo foi idealizado para agilizar quem já trabalha com a venda de comidas ou para quem quer empreender e está no início da carreira. “Criamos este aplicativo porque é uma dor muito grande de muitos pequenos empreendedores que não sabem fazer as contas e quer começar”, explica Helena. De acordo com ela, ainda não existe nada no mercado voltado a precificação no setor gastronômico. “Depois de muitos anos, vejo q esse é o ponto crucial para o empreendedor ter um negócio, de fato, no ramo da gastronomia, e não somente cozinhar”, incentiva a Chef que também ressalta o fato de que muitos empreendedores da área de gastronomia acabam falhando no seu negócio por não saber fazer gestão. “Hoje, ficar atento aos números e cuidar da divulgação do seu negócio é fundamental para sobreviver no mercado”, conclui Helena.

Atualmente, há cursos que abordam os custos da área gastronômica, entretanto, não são tão acessíveis – financeiramente falando. Segundo Helena, a ideia é encurtar esse caminho com um produto pronto para uso, mais barato e voltado especificamente para gastronomia. O aplicativo já está disponível para iPhone (http://bit.ly/PrecoGourmetiOS) e Android(http://bit.ly/PrecoGourmetAndroid). Há um tutorial em vídeo que explica detalhadamente a funcionalidade do aplicativo.

Fonte: Dino